dream spot

dream spot

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

COMO ANIMAR OS VINIS (SOFT LURES)

 
 
 
A forma mais comum e talvez mais eficiente de animar estes vinis é a animação em dentes de serra, onde depois de se lançar e deixar cair o vinil, normalmente até ao fundo, estica-se a linha e levanta-se a ponteira da cana, deixando-se cair de novo, repetindo estes dois passos de uma forma ritmada, sendo parte da animação criada pelo movimento da cana e outra parte pela queda do vinil, onde o cabeçote desempenha uma função fundamental.

Esta animação é uma das mais eficientes pois o cabeçote (jig head) acaba por prospectar várias alturas de água de uma só vez, visto os movimentos ascendentes e descendentes do vinil cobrirem práticamente toda a coluna de água, normalmente os ataques dão-se durante a queda do vinil, queda que simula o peixe que se dirige ao fundo para se esconder, coisa que não interessa ao predador, atacando-o nesse momento.

É o tipo de animação ideal para zonas profundas, praias com forte declive onde rapidamente se atinge mais de 3 metros de profundidade, caneiros longos e profundos, com mares e correntes mais fortes, devendo-se aumentar a gramagem do cabeçote em função do mar que temos pela frente, quanto mais forte o mar mais pesado o cabeçote deve ser.

Além desta animação os vinis podem ser também utilizados com animações tipo jerking, sem que se deixe afundar muito o vinil, com pequenos toques de ponteira que fazem o vinil ter um movimento de menor amplitude mas mais nervoso, ideal para zonas menos profundas.


6 comentários:

  1. Estou a ver que temos um profundo conhecedor na matéria.
    A ver se entramos em contacto para ver se aumento o meu conhecimento nestas lides de vinis.
    Abraço e bons disparos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas bruno isto na teoria é uma maravilha!
      Abraço e bons disparos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estou aprender muito neste blog sobre viniz comecei a pescar com eles a pouco tempo estou entusiasmado gosto do trabalhar das amostras em breve espero realizar boas capturas muitos parabens o blog e muito bom

      Eliminar