dream spot

dream spot

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

A hora de escolher o vinil certo


As cores dos vinis são as mais variadas e a sua utilização e escolha depende de vários factores, de entre os quais podemos destacar a tonalidade da água, o estado do mar e do tempo, a hora do dia e a zona em que pescamos. As cores sofrem a influência da luz solar filtrada pela água do mar e isso significa que em muitas ocasiões as cores que os vinis apresentam fora de água poderão não ser exactamente aquelas que terão dentro de água.
Essa escolha depende ainda da própria intuição do pescador para a utilização de determinado vinil. Não devemos pescar sempre com as cores tradicionais nem com os vinis que os outros pescadores possam estar a utilizar.Não são raras as vezes em conseguimos boas capturas com aquelas amostras com que seria menos provável apanhar peixe.
Tendo em conta o que foi dito antes e alguns conselhos dos “profissionais” do corrico, podemos tentar estas combinações:
- Águas abertas e dias de sol pedem vinis claros, com brilhantes ou transparentes;
- Águas esverdeadas: vinis verdes;
- Águas frias: vinis azuis;
- Mar mexido e dias de sol pedem vinis florescentes;
- Águas abertas e céu nublado pedem vinis brancos;
- Águas tapadas e céu nublado pedem vinis mais escuros ou cores mais agressivas (violeta; verde escuro,preto)
- Águas mexidas e céu nublado pedem vinis florescentes;
- Ao nascer do dia, ao por do sol e à noite, as amostras devem ser escuras (as vermelhas opacas são excelentes nestes momentos) ou laranja florescente.
Não quer dizer que toda gente concorde mas no geral iram ter bons resultados

Sem comentários:

Enviar um comentário